sexta-feira, 20 de março de 2009

A RAÇA MAIS ODIADA

Ouvi dizer que os ciganos são a raça mais odiada pelos portugueses.
Qual será a raça mais odiada pelos ciganos? E os ciganos, no geral, será que têm algum interesse ou fazem alguma coisa para que as coisas sejam diferentes. Já alguém lhes fez um referendo e perguntou se eles queriam ser integrados? Outra questão: por que motivo têm estas pessoas os mesmos direitos que os outros e não têm os mesmos deveres?
No meu quotidiano há ciganos. Frases que já lhes ouvi:
_ A mulher cigana trabalhar? Nem pensar. A cigana é para a cama.
_ Eu não posso trabalhar se não deixo de ter dinheiro para sustentar a minha família. O Rendimento de Inserção é pouco, mas sempre é maior do que o ordenado mínimo.
_ O cigano é um povo livre, não pode viver preso ao trabalho.
_ As meninas casam cedo, para os homens terem a certeza de que são virgens.
Não fui eu que inventei, eu ouvi estas frases a conversar com eles. Não os odeio, nem os temo. Gosto de os ouvir, visito os três acampamentos que rodeiam a zona em que vivo. Acho que têm direito à diferença , têm direito a viver à sua maneira e os brancos não têm o direito de intervir em nada, nem de os querer diferentes e quando digo nada é mesmo nada. Qualquer pessoa tem direito a não trabalhar e eu tenho direito a não querer dar-lhe nada para que possa viver sem trabalhar. Se os outros povos e as outras raças são capazes de sustentar a sua cultura, por que motivo têm os ciganos de ser sustentados e mais apoiados que os outros povos e as outras raças?
Porém, no caso de haver alguém que queira adoptar alguns dos hábitos que os brancos acham bons hábitos, devemos apoiá-los. Por exemplo, quando querem as suas crianças na escola, quando procuram emprego ou uma casa para alugar. Sublinho: se e só se mostrarem interesse, caso contrário, estamos a invadir o seu espaço e a impingir-lhes o nosso modo de ver o mundo. Não está certo, se fosse cigana também não gostaria.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois está certo. Agora pensa o ponto de vista dos ciganos: roubar e andar à pancadaria, é o lema da maior parte. Não ficar indiferente a esses gestos degradantes não concordo. Fiquem lá na vidinha delas mas não venham cá arranjar problemas. Acham-se que são os donos lá do sítio e que conseguem bater em toda a gente e depois chamam a família toda atrás. Eu sei do que falo, já passei por muitas situações. Não venham dizer que os ciganos são uns coitados, poruqe eles muitas vezes provocam a merda e não se pode tocar num menino que quer roubar algo que oertence a todas que vai logo chamar a família super mal educada e a manira como querem resolver é à pancadaria. Ainda por cima, a maior parte é tudo burro pa aprender, mas pa roubar parece que já lhes está no sangue. Pena deles? Poupem-me. Ai coitadinhos. Nota-se que deve ser alguém que não tem loja, não faz comércio, pa não lidar com esta raça gatuna e violente que anda sempre acompanhada de armas.

Anônimo disse...

deles*

porque*

pertence*

maneira*

violenta*